Concreto estampado: saiba onde e como usá-lo
Na hora de construir ou reformar, são muitas as novidades e tendências em pisos e revestimentos – e nem sempre é fácil acompanhar todos os lançamentos e escolher o melhor para a nossa casa.
O concreto estampado, é um revestimento que pode ser usado para a área externa e fachadas em geral. Esse modelo é muito usado fora do país (principalmente nos Estados Unidos), mas tem crescido e ganhado cada vez mais admiradores por aqui.
Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é o concreto estampado?
O concreto estampado é um piso feito em concreto com acabamento superficial pigmentado. Ou seja, a sua superfície é preparada da mesma maneira que as aplicações do concreto tradicional, o que muda é a adição de cores e de padronagens, criando assim, estampas que garantem forma, textura e relevo ao concreto.
Dessa maneira, você pode ter um piso de concreto, mas com a aparência de madeira, ardósia, intertravados e até com desenhos e outras estampas que preferir. A técnica também pode ser aplicada em paredes e fachadas de casas.
Quais as vantagens desse material?
São muitas as vantagens de se optar pelo concreto estampado, como:
- beleza e versatilidade, já que é possível reproduzir vários tipos de texturas e acabamentos, como pedras naturais, tijolo, cerâmica e madeira, além de criar estampas, jogos de desenhos e usar cores variadas;
- rapidez e eficiência;
- fácil manutenção (necessita da aplicação de uma resina seladora apenas a cada 2 anos);
- alta durabilidade (com os cuidados certos pode chegar a até 10 anos sem reparos);
- solução de bom custo-benefício (pode ser encontrado por R$ 30 a R$ 60 o m²);
- ótimo acabamento;
- superfície antiderrapante, sendo ideal para áreas externas como quintais e piscinas;
- quando usada a pigmentação clara, reduz a absorção de calor, melhorando o conforto térmico;
- não possui juntas salientes (como é o caso dos porcelanatos e pisos cerâmicos).
Onde e como usar o concreto estampado na minha obra?
Você viu que um dos benefícios que citamos é a versatilidade. Afinal, esse tipo de revestimento pode ser usado em vários pontos da obra.
A principal dica para “não errar a mão” ao usar o concreto estampado é escolher texturas e cores que tenham relação com o ambiente. Por exemplo, para uma área de churrasqueira de uma chácara, o estilo rústico combina muito bem, então você poderá usar o concreto estampado reproduzindo tijolinhos ou até madeira.
Já uma estampa que reproduz as pedras naturais combina mais com a área da piscina ou até com o quintal, enquanto uma parede em madeira pode ajudar a destacar a fachada da sua casa.

Investir em concreto estampado na área da piscina pode ser uma boa opção para quem busca pisos que mesmo molhados não fiquem escorregadios. Fonte: FS Landscaping Contractors, Inc. Pinterest.
O concreto estampado é recomendado para áreas que, além das funções estéticas, precisam de opções mais resistentes, principalmente devido ao alto fluxo de pessoas ou à exposição ao sol e à chuva, como é o caso de escolas, decks, restaurantes, hoteis, terraços, piscinas, calçadas, varandas, entre outros.
Apesar de ser usado mais em áreas externas, também é possível investir nesse revestimento para áreas internas, ajudando a destacar uma parede da sala de estar, por exemplo.
Algumas ideias de onde usar o concreto estampado na sua obra são:
- calçadas;
- muros e fachadas;
- borda da piscina;
- decks;
- varandas;
- quintais;
- garagens;
- paredes internas e externas.
Quais os principais cuidados com o concreto estampado?

Para fazer o concreto estampado em pisos é importante que o profissional esteja familiarizada com o processo que é parecido com o da concretagem tradicional.
O piso de concreto tem uma aplicação muito rápida, cerca de 150 m² por dia, isso se for disposta uma equipe de 4 a 5 pessoas. Por isso, é uma opção interessante para quem deseja reduzir os custos com a construção, já que aumenta a produtividade e ainda racionaliza a mão de obra.
O mais recomendado é sempre procurar uma equipe especializada. Embora a técnica seja semelhante à concretagem tradicional, é importante que a equipe tenha conhecimento dos materiais e das técnicas empregadas para a criação das estampas e texturas – algo que deve ser feito quando o concreto não atingiu o tempo de pega.
O profissional ainda precisa ter atenção na escolha do concreto, sendo os mais indicados o usinado com pedrisco ou brita zero, já que os agregados maiores impedem a estampagem.
Normalmente, esse tipo de revestimento pode ser realizado sobre qualquer superfície, desde que seja observada a espessura mínima de 5 cm e uma excelente compactação de base.
No caso de se utilizar o concreto estampado em áreas de grande tráfego de pessoas ou veículos, é importante observar que o concreto deverá ter excelente resistência ao desgaste superficial para que não haja comprometimento estético ou funcional com o tempo.
E se o concreto for pigmentado e aplicado em áreas externas, é importante que o pigmento adicionado seja resistente à degradação promovida por ação direta de sol e chuva.
Manutenção
Como dissemos, a manutenção não possui muitos segredos, mas é preciso prestar atenção em alguns pontos para prolongar a vida útil e a beleza do concreto estampado. Para o dia a dia, recomenda-se a lavagem usando apenas água e sabão neutro.
Já no caso de locais de tráfego intenso e que apresente manchas de tinta ou marcas de pneu, é possível usar solventes ou ácidos, porém,mas lembre-se de evitar o acúmulo de agentes abrasivos sobre o piso.
A cada 2 ou 3 anos ainda é fundamental realizar a aplicação da resina acrílica ou poliuretânica, mantendo e realçando as cores do pavimento. Se aparecerem quebras, trincas ou um desgaste mais intenso da superfície, é possível realizar reparos apenas nas áreas afetadas com pequenos remendos.
E, então, depois de ler este conteúdo já pensa em utilizar o concreto estampado na sua próxima obra? Se ficou alguma dúvida aproveite para deixar o seu comentário. 😉